25 de set. de 2012

HANDEBOL

Manejo da Bola
É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.
Comportamento
Para com o adversário - Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.
Tiro de meta
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo.
Bola ao chão
A bola ao chão é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra e fora das áreas de goleiro, ocorrer: falta simultânea de jogadores das duas equipes; interrupção do jogo por qualquer motivo ou razão que não se caracterize como infração as regras.
Escanteio
O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). O lance é executado no ponto de interseção da linha de fundo e a linha lateral, do lado onde a bola tenha saído.
Lance lateral
O lance lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral. Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança a equipe adversária.
Lance de 7m
Este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer atrás da linha de 9m. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover este pé.
Lance livre
É ordenado lance livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva.
Execução
Antes da execução de todos os lances citados acima a bola deverá pousar na mão do lançador e todos os jogadores deverão ter tomado a posição regularmente. Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o chão, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e aplicar reversão da jogada.

REGRAS HANDEBOL

01 – Posições
O goleiro deve usar uma camisa de cor que o diferencie dos demais jogadores na quadra. A ele, estando na área de gol, é permitido defender arremessos com qualquer parte do corpo, pernas e pés inclusive, como também a bola por ele desviada pela Linha de Fundo (fora das balizas) lhe permite o Tiro de Meta.
Aos jogadores não é permitido utilizar a Área de Goleiro para jogar, porém, as jogadas aéreas são permitidas desde que o último impulso tenha sido fora desta área. Os jogadores não podem passar a bola ao seu goleiro quando este estiver dentro da área.
O goleiro, fora da área, pode atuar livremente dentro do que é permitido aos jogadores de campo, como driblar a bola, executar 3 passos de posse de bola, permanecer com ela parada no máximo 3 segundos e bloquear com o tronco a passagem do adversário. Por outro lado, não é permitido o conhecido Duplo Drible (similar ao basquetebol) como também, impedir o jogo do adversário com braços e pernas. O Tiro de Lateral é cobrado no local onde a bola saiu e o jogador deve cobrá-lo com um pé sobre a linha lateral.
O handebol indoor, é a única modalidade olímpica, e é disputado dentro de quadras fechadas e com sete jogadores em cada equipe. É jogado em quadras de 40 metros de comprimento por 20 metros de largura, com dois gols de três metros de comprimento por dois metros de altura. A bola tem de 58 centímetros a 60 centímetros de circunferência para os homens, e de 54 centímetros a 56 centímetros de circunferência para mulheres e crianças.
Além dos cartões amarelo e vermelho, há ainda a punição de dois minutos, em que o jogador é obrigado a desfalcar seu time durante este período, sem poder ser substituído. A punição é geralmente aplicada a faltas desnecessárias e substituições incorretas. Se um jogador tomar o cartão vermelho (ou desqualificação), ele não pode permanecer no banco de reservas e seu time permanece durante dois minutos com um jogador a menos. Mais extremo que o cartão vermelho é a exclusão, utilizada apenas em casos de agressão física e verbal. O jogador excluído não é substituído até o final do jogo.






-->
Assunto: Regras de handebol
Atividades / Aula teórica de Educação Física.

1. Coloque V para as afirmativas Verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) É permitido lançar, bater, empurrar e pegar a bola, durante o manejo com a bola.
( ) É permitido segurar a bola por mais de 3 segundos, mesmo ela estando no chão.
( ) O Lance de 7m é ordenado com a execução de uma falta simples sobre o adversário.
( ) O goleiro deve usar uma camisa de cor que o diferencie dos demais jogadores na quadra.

2. Descreva as situações em que é ordenado o Tiro de meta.

3. Descreva as situações em que é ordenado o Lance Livre.

4. Descreva as situações em que é ordenado o Lance lateral.

5. Quais são as características principais do ARMADOR, PONTAS E PIVÔ. Responda corretamente.

6. Explique detalhadamente a posição do goleiro, ou seja, o que lhe é permitido e o que não é permitido.

7. Além dos cartões amarelo e vermelho, há ainda a punição de 2 segundos, em que o jogador é obrigado a desfalcar seu time durante este período, sem poder ser substituído.
Explique melhor quando é aplicada essa punição.

8. Comente com suas próprias palavras, a importância de uma quadra poliesportiva para nossa escola e as conseqüências da falta da quadra, para todos os alunos da escola. Faça essa resposta numa folha a parte e entregue para a professora de Educação Física.



.





Nenhum comentário:

Postar um comentário