11 de jul. de 2012

Olimpíada de Londres/2012

       Os Jogos Olímpicos de Verão de 2012, oficialmente conhecidos como Jogos da XXV Olimpíada, serão realizados na cidade de Londres, de 27 de Julho a 12 de Agosto de 2012, seguidos pelos Jogos Paraolímpicos de Verão de 2012, que se realizarão entre 29 de Agosto e 9 de Setembro.

     Londres é a primeira cidade a sediar oficialmente os Jogos Olímpicos da Era Moderna por três vezes - as anteriores foram em 1908 e 1948. Atenas também sediou três Jogos Olímpicos, mas os Jogos de 1906,que não são considerados oficiais pelo Comitê Olímpico Internacional, por não respeitar o período de tempo de quatro anos entre duas edições, embora tenha servido para reavivar o espírito olímpico, depois dos fracassos de organização consecutivos nos Jogos de 1900 e 1904.

     Em 19 de maio de 2010, o Comitê Olímpico Britânico anunciou os dois mascotes dos Jogos: Wenlock e Mandeville são animações feitas para representar duas gotas de aço. 
       

        Na apresentação, a história da dupla lembrou a de Pinóquio, o boneco de madeira que ganha vida pela mágica de uma fada. Os dois são pedaços de metal, sobra da construção do estádio olímpico. São esculpidos por um avô e ganham vida magicamente. O quase conto de fadas foi criado por Michael Morpurgo, autor de livros infantis.

         Segundo o presidente do comitê organizador, Sebastian Coe, a intenção das mascotes é justamente chocar: "As crianças não querem mais mascotes fofinhas. Querem algo com que interagir. Algo com uma boa história por trás", afirmou.

          Inovadores ou polêmicos, Wenlock e Mandeville podem trilhar o mesmo caminho do logo de Londres-2012. Criado ao custo de 400 mil libras, foi inicialmente rejeitado pelo público por sua aparência estranha, inspirada no grafite. Hoje, é um sucesso na capital inglesa.


       O programa para os Jogos Olímpicos de 2012, consta de 26 esportes num total de 39 disciplinas. Para os Jogos Paraolímpicos de 2012 o programa consta com 20 esportes e 21 disciplinas. Em relação a Pequim,Londres terá 2 esportes a menos pois beisebol e o softbol foram excluídos do programa dois dias antes de a cidade ser escolhida como a cidade sede. O COI reforçou a sua decisão de excluir os dois esportes durante as Olimpíadas de Inverno de Turim, depois de serem rejeitados na última avaliação.Na mesma votação se optou pelo não preenchimento das vagas destes esportes para Londres 2012.Posteriormente as duas vagas restantes foram preenchidas pelo rúgbi 7´s e o golfe,mas serão preenchidas na edição seguinte em 2016,no Rio de Janeiro.

       A lista seguinte, mostra os desportos que estão no programa de Londres 2012: O programa para os Jogos Olímpicos de 2012 será composto por 36 modalidades de 29 esportes:

       A Olimpíada de Londres terá vários brasileiros lutando pelo ouro. Espera-se superar os 5 ouros de Atenas/2004, a melhor campanha do Brasil até hoje. Mas quais são os brasileiros favoritos? 

        Aí é que está, não existem favoritos absolutos para o ouro olímpico. Talvez o Dream Team americano de basquete com Kobe e LeBron James. Michael Phelps na natação e Usain Bolt no atletismo e para por aí. Mas alguns brasileiros podem chegar bem - Leandro Guilheiro no Judô, Diego Hypolito na ginástica artística, o vôlei de praia masculino e feminino, o vôlei de quadra masculino e feminino dos técnicos campeões olímpicos, Bernardinho e Zé Roberto. 

         Cesar Cielo vai tentar uma façanha, o bicampeonato olímpico nos 50 m livre e aí terá que lidar com uma pressão que nunca viu. A de um campeão olímpico defendendo seu título com o mundo inteiro querendo entrevistá-lo. Cielo com mais um ouro será imortalizado. Só para lembrar foram 3 ouros em Pequim 2008: Cielo na natação, vôlei de quadra feminino e Marren Maggi no salto em distância.
     Hoje Maurren treina e se concentra como nunca. A experiência é fundamental, mas um pódio seria o máximo, com qualquer medalha. Pódio é o sonho de Fabiana Murer, campeã mundial do salto com vara no ano passado. Fabiana saltou 4,85 m. Ela deve sair com medalha de Londres. O ouro ficou mais difícil quando a russa Yelena Isinbayeva quebrou o recorde mundial indoor com 5,01 m e se tornou a favorita ao bicampeonato olímpico.

Responda às questões a seguir:

1) Quando será realizada a Olimpíada e a Paraolimpíada de Londres/2012?
2) Quais são os nomes dos mascotes?
3) Dos esportes desta Olimpíada, cite:
      a) 6 esportes praticados na água;
      b) 8 esportes praticados com uma bola;
     c) 6 esportes que só podem ser praticados por duas equipes com mais de dois atletas cada.
4) Explique o surgimento  dos mascotes.
5) Cite os atletas mencionados neste texto que são favoritos a ganhar a medalha de ouro na Olimpíada.



Nenhum comentário:

Postar um comentário